sexta-feira, 4 de março de 2016

A sabedoria de um cão vira-lata

Olá pessoal!


Um dia andando nas ruas de São Paulo estive a observar um cãozinho vira-lata. Como estava muito frio, alguém teve a caridade de vesti-lo com uma camisa da seleção brasileira. Verdade que nunca esqueci-me daquela cena: a sabedoria de um cãozinho de rua. Ele estava ansioso para atravessar aquele cruzamento, mas parou junto às pessoas que esperavam a sinalização de atravessarem, e eu ali observando... enfim o sinal abriu para passagem, e o cãozinho atravessou junto a todos. seguiu preferencialmente uma senhora que certamente iria na direção que ele desejava. Lá ia ele abanando rabinho sentindo-se um de nós.
 Muitos de nós aprendemos coisas na vida, como aquele cão. Ninguém havia dito pra ele como devia atravessar a rua, mas ele tinha plena certeza que a forma segura de chegar ao outro lado era daquela forma. Algumas pessoas tem oportunidade de estudar em boas escolas,  se formar em excelentes faculdades públicas, já outros aprendem na faculdade da vida o caminho para o sucesso, aprenderam a se desvencilhar dos riscos e chegar ao lugar desejado seguindo os passos daqueles que sabem o caminho.
Aquele cão tinha três escolhas: Atravessar e morrer devido tráfego agitado daquele cruzamento, ou esperar e ir atrás daquelas pessoas que sempre chegavam a salvo do outro lado. Existem pessoas que sobreviveram ao frio, fome, e muitas vezes ao perigo das ruas, tiveram a sorte de receber a caridade de alguém por alguns momentos e fazendo gancho a ajuda recebida, alavancou numa estratégia de sobrevivência. A última escolha seria ficar ali parado sem tomar decisão alguma estacionando vendo o tempo passar. Todas as coisas que nos acontecem precisam ser decididas com sabedoria, delas irão depender o resultado, algumas pessoas tem dificuldade de tomar decisões, muitas vezes é meio complicado mesmo, mas nada melhor do que analisar as consequências de cada uma delas, se as consequências forem além daquilo que você pode é bom pensar duas vezes, se caso não der certo terá um problema sem resolução, antes disso deixe algo planejado se caso não der certo. Estamos vivendo em tempo de crise e não podemos entrar em crise junto com o país precisamos ascender sempre. Em meio a crise devemos tirar forças e achar meios para a vitória, só os melhores resistem.
 Até a próxima!